Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIBID

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 10h37 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 10h39 | Acessos: 230

O Curso de Língua Espanhola insere-se no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência participando com dois (02) núcleos distribuídos nos municípios de Manaus e Benjamin Constant (Língua Portuguesa / Língua Espanhola). Os objetivos e propostas deste subprojeto apresentam-se de acordo com as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa e Espanhola da UFAM em articulação com as secretarias de educação, respeitando as especificidades curriculares, culturais e geográficas de cada localidade, as diretrizes e as Propostas Pedagógico-Curriculares das escolas contempladas neste subprojeto. A educação tradicional adotou a divisão de disciplinas como modelo de realidade que é postulado nos livros didáticos e perpetuado geração a geração. A sociedade e a escola se acostumaram à figura do professor formado a partir de uma simplificação de mundo, acreditam que é possível simplificar a realidade para ser melhor apreendida ou transmitida a seus alunos. E este é um grande obstáculo para a educação planetária, estruturada sob um Paradigma da Complexidade (MORIN, 2011): a transposição de um paradigma da simplificação. Assim, o projeto de PIBID de Letras – Língua Espanhola e o de Letras – Língua Portuguesa e Espanhola se apresentam com a proposta de trabalhar temas de interesse e necessidades dos alunos para que eles interajam no seu dia-a-dia, compreendendo melhor o mundo a sua volta. Trata-se de projetos que permitirá aos professores de língua estrangeira e de língua materna se distanciarem do estereótipo daqueles (alunos, pais, supervisão, direção e colegas) que acreditam que o aprendizado ocorre quando se tem cadernos repletos de exercícios gramaticais dissociadas do mundo e as aulas que resumem e exigem que se decorem regras para responder questões de provas. O projeto de PIBID de Letras – Língua Espanhola e o de Letras – Língua Portuguesa e Espanhola, em conformidade aos pressupostos da transdiciplinaridade e do Paradigma da Complexidade objetiva desenvolver a gramática que os estudantes já possuem para, por meio desta, se relacionarem melhor com seus semelhantes, entender melhor as mensagens que lhes são passadas e desenvolver competência comunicativa oral, leitora e escrita, com ampliação de vocabulário, domínio gramatical e criticidade. Para isto, propõe-se trabalhar com diferentes temas e diferentes gêneros textuais (em leitura, oralidade e escrita), conforme o que também orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais. Outros objetivos são: 1 – Possibilitar aos licenciandos em Língua Espanhola e os de Língua Portuguesa e Espanhola a vivência prático-teórica, in locus, do ensino de Língua Espanhola na Educação Básica; 2 - Inserir os licenciandos na cultura escolar do magistério do ensino de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. 3 – Promover condições efetivas de valorização do ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa a partir da inserção dos licenciandos em instituições públicas de Educação Básica; 4 - Contribuir para a elevação da qualidade da formação inicial de professores de Língua Espanhola e de Língua Portuguesa, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; 5 - Propiciar a articulação entre a particularidade teórico-reflexiva da Língua Espanhola e da Língua Portuguesa com a prática didático-pedagógica na Educação Básica; 6 - Oportunizar aos professores que atuam no ensino de Língua Espanhola e de Língua Espanhola das escolas públicas a experiência da coformação dos futuros docentes, bem como tornar essas escolas protagonistas no processo de formação inicial para o magistério.

 

ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL AUREA PINHEIRO BRAGA
Supervisor: LEILSON ASSAD DE SOUZA FILHO

Etapas Discentes
Ensino Médio - 2ª Série JOANA DARC SOARES FEITOSA
Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano EVININ CRIZ GOMES DE ASSUNCAO
Ensino Médio - 3ª Série KELLEN CRISTIANNE CASSOTE MEDEIROS
Ensino Fundamental de 9 anos - 6º Ano JOSE LUCAS BELIZARIO DANTAS
Ensino Fundamental de 9 anos - 7º Ano WESLEY PICANCO MOREIRA
Ensino Fundamental de 9 anos - 9º Ano SARAH KAROLINE LIRA BARBOSA
Ensino Médio - 1ª Série IONA SOARES BAHIA
  GABRIELLA SILVA DOS SANTOS
  JANDIR ANDRADE BRAGA

 

E E PROFESSOR FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUZA ALBUQUERQUE

Supervisora: CRISTINA PANTOJA MAIA

Etapas Discentes
Ensino Médio - 2ª Série PEDRO AFONSO NERY PAIVA
Ensino Médio - 3ª Série GABRIELA SILVA LEOCADIO
Ensino Médio - 1ª Série CLAUDIANE LOPES DA SILVA
  MARIA ISABEL NOGUEIRA NASCIMENTO
  CAROLINE AZEVEDO DE AZEVEDO
  NANCY ALEIDY BOADA CAMACHO
  LUIZA DO NASCIMENTO ALVES
  SAMUEL NUNES LIMA
  ROSELINE OLIVEIRA DE MATOS
  MONIQUE DA SILVA NAZARIO

 

ESCOLA ESTADUAL FREI SILVIO VAGHEGGI

Surpervisora: AMANDA FERREIRA CABRAL

Etapas Discentes
Ensino Médio - 2ª Série GRAZIELLY RAYANA SILVA DE SOUZA
Ensino Médio - 3ª Série SILVANA SEBASTIAO NOGUEIRA DE ALMEIDA
Ensino Médio - 1ª Série ZORAIDE DA SILVA PEDROSA
  SOPHIA CRISTINA MARTINS NASCIMENTO
  SABRINA DA SILVA MAURICIO
  ADSON SANTOS DE OLIVEIRA
  ANTONIO VICTOR GUILHERME CAVALCANTE
  LIGIA RIBEIRO REGIS
  BRUNA STEPHANIE ALMEIDA DE SOUZA
Fim do conteúdo da página