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Sobre o Curso

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 09h24 | Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2019, 09h56 | Acessos: 274

A proposta de implantação do Curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana na Universidade Federal do Amazonas deriva de um longo processo de crescentes reflexões em torno da demanda por profissionais qualificados para atuar no ensino da língua espanhola, área que cresce dia-a-dia no Estado do Amazonas.
A referida proposta é resultado de uma reflexão acerca das transformações ocorridas no país, principalmente pela globalização presente, bem como da criação do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL. Ambos processos tornam necessário o conhecimento de línguas estrangeiras modernas e, neste caso específico, da língua espanhola.
Em 2005, como resultado de um processo que durou anos e buscou atender a interesses políticos e econômicos, traduzidos na intenção do Brasil em se destacar no MERCOSUL, assim como o incremento das relações comerciais do Brasil com países de língua espanhola foi criada a Lei 11.161, de 5 de agosto de 2005, que torna obrigatória a oferta da língua espanhola nos estabelecimentos de Ensino Médio. A oferta é obrigatória para a escola, mas de matrícula facultativa para o aluno. Deste modo, foi definido, para o cumprimento desta determinação legal, um prazo de 5 anos, a partir da data da publicação da Lei, para que os estabelecimentos de ensino a implementem.
Paralelamente a isto, estudos especializados, em nível nacional, constataram a carência de docentes com formação em língua espanhola e suas respectivas literaturas. Esta situação é ainda mais crítica no Estado do Amazonas, visto que os cursos de graduação existentes na área foram implantados recentemente.
Para tanto, o presente Projeto Pedagógico propõe a criação da Licenciatura Plena em Letras – Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, a ser ministrada no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. A estrutura curricular do Curso contempla meios que subsidiam o futuro profissional a uma prática mediadora no processo ensino-aprendizagem, formando educadores que se adaptem à pluralidade cultural da sociedade contemporânea, visando à transformação social.

 

Fonte: Projeto Político Pedagógico do Curso

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